quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um pouco da história...

A história das primeiras miniaturas automóveis, inicia-se em 1910, através da Tootsietoy , os primeiros modelos foram produzidos em metal fundido, numa escala perto de 1/48, em países como a França Alemanha, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.


Nos anos 30, o chumbo foi substituído pelo “zamac” e veio de alguma forma mudar o fabrico até aqui das miniaturas automóveis, o que veio melhorar consideravelmente a sua qualidade.


Mas o verdadeiro “Boom” acontece no preciso momento que a Dinky Toys inicia a produção de modelos destinados a servir de acessórios de decoração dos dioramas dos comboios, lançando definitivamente a paixão e a industria da miniatura automóvel.


Mas o verdadeiro “Boom” acontece no preciso momento que a Dinky Toys inicia a produção de modelos destinados a servir de acessórios de decoração dos dioramas dos comboios, lançando definitivamente a paixão e a industria da miniatura automóvel.


Por esta altura da década de 50, começam a aparecer os Maserati 250, B.R.M., Lancia D50,HWM,ou o Astin Martin DB3S, tornando –se nesta época um verdadeiro sucesso as miniaturas da Dinky, com modelos de carros de Grande Premio.


Com o passar dos anos as miniaturas foram ganhando qualidade, nos anos 60 começam aparecer as portas e tampas de abrir, encosto dos bancos rebatível, as suspensões, o respectivo pneu sobresselente, que são bom exemplo o Mercedes 300 SL ou o Jaguar.


Um dos fabricantes com maior destaque foi a Sólido,conquistando o mercado, acima de tudo pela qualidade do pormenor de cada miniatura.


Embora fosse um automóvel ao alcance de poucos, a verdade é que a miniatura embora 43 vezes mais pequena do que o modelo original, fez a delicia e sonho de outros milhares de malucos.


Podemos referir, que no inicio as miniaturas eram vistas como “algo para brincar”, mas a verdade é que os jovens dessa altura foram crescendo e “deixaram de brincar com os carrinhos”, ficando a verdadeira paixão, não só pelo automóvel, mas acima de tudo pelo colecionismo.


Um novo tipo de publico começava a nascer - o colecionador, o que não admira, que por exemplo, o fabricante italiano RIO, começasse única e exclusivamente a produzir miniaturas para colecionadores, ganhando um relevo maior, com aparecimento dos Kits metálicos, produzidos artesanalmente, uma dádiva para colecionadores que finalmente tinham a possibilidade de obter modelos de grande interesse histórico.


Como foi o caso de um inglês de nome John Day, que farto de não conseguir os modelos que mais lhe interessavam, resolveu ele próprio construi-los e mais tarde comercializa-los, nomeadamente os vencedores das 24h de Le Mans.


Já no inicio da década, surge em Itália a Brumm, dedicada a modelos da primeira metade do Sec. XX, é hoje um dos fabricantes mais conceituados em todo mundo.


O modelo em miniatura mais caro do mundo é um Matchbox (tradicional fábrica de miniaturas), a réplica de um Táxi Chevy foi leiloada por 7.100 dólares.

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