quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Despedida...

Idade do carro: Kombi

Kombi foi projetada no final de 1940 pelo holandês Ben Pon, que pensou em um veículo inédito: uma perua construída sobre o chassi do fusca. O seu nome deriva da palavra alemãKombinationsfahrzeug (veículo combinado ou veículo multi-uso, em tradução literal).
O utilitário produzido pela Volkswagen só foi lançado em 1950 na Alemanha aportando no mesmo ano em terras tupiniquins sendo importado pelo grupo Brasmotor. Completando 63 anos de vida em 2013, a Kombi ainda é produzida no mercado brasileiro, porém, o fim da fabricação do modelo já está anunciado.
No Brasil
Devido ao baixo custo de manutenção, a Kombi começou a ser importada e montada no país pela Brasmotor em 1953 e rapidamente caiu no gosto do brasileiro. Somente no ano 1957 é que o veículo passou a ser fabricado por aqui com 50% de peças nacionalizadas, o que fez dele o primeiroVolkswagen a ser fabricado no Brasil.
Ao longo dos anos, a versão brasileira manteve basicamente a mesma carroceria. Com a política “em time que está ganhando não se mexe” a empresa fez pequenas mudanças, na maioria das vezes obrigatórias, em itens de segurança como: o cinto de segurança e o extintor de incêndio, adotados em 1970 por exigência de órgãos de trânsito.
A motorização também foi à mesma por 50 anos.  O clássico motor “Boxer”, refrigerado a ar, simples, porém resistente, apresentava durabilidade superior à carroceria. Não era difícil encontrar modelos de Kombi com a lataria destruída enquanto o motor rodava a pleno vapor. No início dos anos 80 uma opção à Diesel foi produzida, mas não vingou por não ter sido bem aceito e apresentar problemas de superaquecimento. Somente em 2005 o motor foi modificado para se adequar aos novos padrões brasileiros de emissões de gases. Depois de 52 anos a Kombi passou a ter um motor com sistema de refrigeração à água.
Modelos
Conhecido carinhosamente como “pão de forma” (devido ao formato retangular, semelhante a uma embalagem de pão de forma) teve dois tipos de modelo, a Standard e a Pick Up (1967-2000). O Standard refletia bem o significado “multiuso” do carro, que podia ser utilizado como veículo de carga, sem os bancos e como transporte de passageiros. A diferença entre os modelos eram alguns itens no design e no motor.
O fim
No início de 2013 houve muitas especulações em relação ao fim da Kombi, possivelmente impulsionadas pela lei de obrigatoriedade de freios ABS e Air-bags a partir de 2014. Apesar do fim de sua fabricação no último dia do ano, a Volks resolveu lançar uma edição final e especial da Kombicarregada de estilo e itens exclusivos. O modelo possui pintura tipo “saia e blusa” nas cores brancas e azuis, e o acabamento interno de luxo. As unidades desta edição serão limitadas, numeradas e terão placa de identificação.
Kombi 1200 (1957 – 1966)
Motor: motor 1200 boxer, movido à gasolina, , refrigerado a ar, traseiro.
Desempenho:
Aceleração de 0-100 km/h: –
Velocidade máxima (km/h): 94
Kombi 1500 (1967-1975)
Motor: Movido à gasolina, Boxer, traseiro e refrigerado a ar
Desempenho:
Aceleração de 0-100 km/h: 23
Velocidade máxima (km/h): 99
Kombi Clipper (1967-1996)
Motor: Movido à gasolina, Boxer, traseiro e refrigerado a ar
Desempenho:
Aceleração de 0-100 km/h: 22,7 s
Velocidade máxima (km/h): 125
Kombi Carat (1997-2005)
Motor: Movido à gasolina, Boxer, traseiro e refrigerado a ar
Desempenho:
Aceleração de 0-100 km/h: 22,7 s
Velocidade máxima (km/h): 120
Kombi Carat (2006-2013)
Motor: Movido à gasolina ou álcool, traseiro e refrigerado a água.
Desempenho:
Aceleração de 0-100 km/h: 22,7 s
Velocidade máxima (km/h): 131
Curiosidades
- No ano 2006 a Kombi foi a protagonista do filme Pequena Miss Sunshine. Boa parte do filme é passada no veículo.
- A Kombi se tornou um dos principais símbolos da contracultura hippie de 1960.
Clube: Sampa Kombie Clube (Facebook e Site)
E pra finalizar, uma propaganda pra relembrar os velhos tempos:

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